Auto Esporte

Motor1.com - Motorsport -

Calculadora de rodas

Wheel-Size.com

05 maio, 2008

■ Dicas - Conheça seu pneu

TROCA DE PASTILHA
Após a troca de pastilha de freio é necessário cautela nos primeiros 300km durante a frenagem.O pedal pode apresentar-se elástico, isso ocorre devido ao processo de assentamento do material de atrito, as pastilhas e disco.Durante este período, recomendamos que as frenagens sejam feitas com cuidado.


MANUTENÇÃO DOS PNEUS
Para que seu pneu tenha uma durabilidade e um desgaste regular faça rodízio, alinhamento e balanceamento a cada 6.000 ou 8.000 KM.Caso os pneus apresentem desgaste irregular, ou você sinta desconforto ao dirigir e vibração no volante, antecipe a revisão dos pneus.Calibre os pneus somente quando estiverem frios a cada 15 dias.

ATENÇÃO:
Desgaste interno ou externo nos ombros - Falta de alinhamento (convergência / cambagem / caster)Desgaste no centro da banda de rodagem - pressão alta nos pneusDesgaste dos ombros do pneu - pressão baixa nos pneusRachaduras - pneus com fabricação superior a 5 anos (verifique ítem 15 da seção entenda seu pneu)Bolha Lateral - rompimento da carcaça interna derivado de pancadas.Escamação pneus - Falta de balanceamento, alinhamento, rodízio, amortecedores com problemas ou defeitos na suspensão.

SULCO DOS PNEUS
Meça sempre o sulco dos pneus!Pneus de passeio novos medem cerca de 7 a 8 mm.Pneus de Pick-up novos medem cerca de 11 a 13 mm.Os pneus que estão com 3,0 mm (passeio) e 5,0 mm (picku up) considerando a parte mais baixa do pneu não oferecem mais segurança ao motorista e precisam ser substituídos.



MÁXIMA DE CARGA ADMITIDA (Clique na Imagem)



ÍNDICE DE VELOCIDADE



ENTENDA SEU PNEU




Aspecto exterior do pneu
1 - Fabricante (Nome ou logo da marca).
1a - Modelo do PNEU

2 - Medida do pneu205 Largura do pneu em mm55 Relação de altura (correspondente a 55% da largura)R Construção radial15 Diâmetro do aro em polegadas

3 - 87 = Indicativo do índice de cargaV = Indicativo do índice de velocidade

4 - Tubeless - Pneus sem câmara ouTubetype - Pneu com câmara

5 - País de produção

6 - Índice de carga americano para carga máxima(545 kg. por pneu - 1201 libras)(1 libra é igual a 0,4536 kg.)

7 - Tread: Quantidade de lonas q passam sob a banda de rodagem.(ex.: 1 lona de rayon, 2 lonas do cinturão de aço e 2 lonas de nylon)
Sidewall: Quantidade de lonas da carcaça do pneu na sua lateral

8 - Limitação americana da pressão de ar máxima que pode utilizar o pneu 44*(psi) (1 bar = 14,5 psi)

9 - E = Significa que o pneu cumpre com os valores nominais exigidos pela norma ECE R 30(4) - Código para o país em que se realizou o ensaio. (neste caso a Holanda)

10, 11 e 12 - USA: Garantia de que o fabricante do pneu respeitou os critérios de qualidade exigidos pelos órgãos oficiais para o pneu fabricado.
Treadwear: A previsão de vida relativa do pneu de acordo a um padrão específico americano.
Tração A, B, C - Capacidade de frenagem do pneu em piso molhado
Temperatura A, B, C - Resistência do pneu às temperaturas provocadas pela velocidade elevada durante as provas de laboratório.

13 - Número de autorização segundo a norma ECE R 30

14 - Departament of Transportation (DOT)

15 - Indica sob forma de código, as características do produto como tipo de pneu, medida, local de fabricação, etc... Os três últimos algarismos informam a semana e ano de fabricaçãoEX: 218 indica 21ª semana de 1998.A partir do ano de 2000 são 04 últimos algarismosEx: 2101 indica 21ª semana de 2001

16 - INMETRO

Nenhum comentário: