Auto Esporte

Motor1.com - Motorsport -

Calculadora de rodas

Wheel-Size.com

29 março, 2009

Splinter, um superesportivo de madeira!

Projeção do Splinter

Montagem do Splinter


O designer Joe Harmon em parceria com a Universidade da Carolina do Norte está desenvolvendo um trabalho audacioso, o projeto Splinter.

600 cavalos de potência
Este projeto consiste num carro com motor V8 com mais 600 cavalos de potência. Até aqui não há novidade alguma, mas a diferença deste carro está em sua carroceria: totalmente feita de madeira.

Joe Harmon, autor da idéia e formando de Desenho Industrial, sempre quis ser um projetista de automóveis. Projetou o Splinter para ser um superesportivo de baixo peso. Para tanto, a carroceria deveria ser completamente feita de compensados de madeira e capaz de carregar um super motor. Tem 4,43 m de comprimento, 2,67 m de entre-eixos, 2,08 m de largura - de bitolas ele tem 1,78 m na frente e 1,75 m na traseira - tem 1,07 m de altura e apenas 9 cm de vão livre.

Motor de Cadillac
O motor do Splinter será um Cadillac NorthStar V8 4,6-litro de 32 válvulas com dois compressores Roots. A intenção é que o carro desenvolva mais de 600 cv, o que faria do Splinter um dos carros mais velozes do mundo. A tração será traseira e a transmissão será manual de seis velocidades, a mesma usada no Corvette.

Só para demonstração
O objetivo do Splinter é ser apenas um carro de demonstração, segundo Harmon. O carro seria inviável visto a falta de segurança para os passageiros, já que as pernas dos ocupantes irão ficar no meio da suspensão dianteira, ou seja, bem à frente, na zona de deformação em caso de acidentes.

Vai até 305 km/h
As portas abrem-se para cima e a seus projetistas garantem que o Splinter irá correr a 305 km/h. A motivação para fazer o carro é simplesmente desenvolver um trabalho de conclusão do curso de Desenho Industrial. Até agora a equipe já terminou o acoplamento da carroceria artesanal de 1.200 quilos ao chassi.

Nenhum comentário: