Auto Esporte

Autonews

sábado, 4 de julho de 2009

Atenção com financiamento de veículos

O financiamento de veículos é a forma mais utilizada para comprar veículos novos ou usados. No Brasil e em Portugal mais de metade dos veículos zero quilometro ou veículos novos que são vendidos são pagos através do financiamento de veículos.

O financiamento de veículos tornou-se extremamente popular com a estabilização da economia brasileira nos meados dos anos 90, quando a inflação foi controlada. Isso fomentou o mercado dos empréstimos, pois os bancos passaram a ter mais segurança em relação aos surtos inflacionários menos prováveis, que antes disso causavam prejuízos a todos.

Quando estamos a estudar o financiamento de veículos devemos fazer o cálculo das parcelas do financiamento de veículos. O cálculo das parcelas do financiamento de veículos é feito, na grande maioria dos casos, utilizando a tabela precos com uma taxa pré-fixada. Para fazer o cálculo automático das parcelas do financiamento de veículos pode utilizar a nossa folha de Excel criada especificamente para esse efeito.

Os financiamentos de veículos tem várias taxas de juro por isso deve analisar todas as possibilidades do mercado. Encontram-se no mercado financiamentos de veículos com taxas de 0,50% a.m. até 2,50% a.m., dependendo em muitos casos do vendedor do financiamento de veículos. Por essa razão vale bem procurar em vários sítios ate encontrar um financiamento para automóvel com boas condicoes e com uma taxa de juros baixa. Quanto mais baixa for a taxa de juro melhor é o seu financiamento de veículo.

Para se calcular o financiamento do veículo, utilize a seguinte fórmula no Excel:

=PGTO( 1,5%; 24; 15000)

Nesta fórmula os valores coincidem ao seguinte:

1,5% são a taxa de juros ao mês para o financiamento de veículos
24 é o número de parcelas do financiamento do veículo
15000 é o valor financiado do veículo, que no exemplo é de R$ 15.000,00

Utilizando esta formula pode ver os diferentes valores de prestação mensal que tem. Pode mudar o parcelamento e a taxa de juros conforme as ofertas que encontrar na internet.

TAC do Financiamento de Veículos

A TAC é a Taxa de Abertura de Crédito. Ao realizar um financiamento de veículos, alguns bancos ou financeiras cobram a TAC. A TAC é um valor fixo que varia de banco para banco e de cliente para cliente.

É importante que você se recuse a pagar a TAC pois todos os bancos possuem procedimentos para a isenção desta taxa. Geralmente metade do valor da TAC volta para o vendedor do carro, uma operação ilegal chamada de “retorno”, muito comum no mercado de financiamento de veículos no Brasil. O outro “retorno” ocorre quando as taxas negociadas são maiores do que o normal, a chamada tabela cheia. Você deve sempre negociar e pesquisar as taxas de juro. Muitas pessoas são enganadas quando fazem o financiamento de veículos, não seja uma dessas pessoas! Procure bem e negoceie os preços!

Perigos do Financiamento de Veículos

“A TAC no financiamento de veículo é obrigatória”: Mentira. Não pague esta taxa.
“Financie seu veículo com taxa zero”: Um financiamento de veículos com taxa zero não existe. O valor dos juros está embutido no preço de venda do veículo.
“Financie um percentual do seu veículo zero quilometro com taxa zero”: Mentira muito utilizada pelas grandes montadoras. Mais uma vez, não existe financiamento de veículo com taxa zero. O valor está sempre embutido no preço.
“Pague fácil em 84 meses”: Se fizer um financiamento de veículos durante este tempo todo você vai acabar por pagar 2 carros.
“Nossa taxa para financiamento de veículo não muda conforme o valor financiado”: Mentira. quanto maior o valor financiado do veículo, maior a taxa utilizada.
“Só aceitamos financiamentos de veículos do banco XYZ”. Mude de concessionária o mais rápido possível!

Fonte:financiamentodeveiculos.net

Nenhum comentário: