Auto Esporte

Motor1.com - Motorsport -

Calculadora de rodas

Wheel-Size.com

14 março, 2020

Como Trocar a Bateria do Carro

Como Trocar a Bateria do Carro



As baterias dos automóveis não duram para sempre. Logo, se você perceber que as luzes estão fracas e já faz 3 anos ou mais desde que trocou a bateria pela última vez, ou o carro precisou de uma chupeta, talvez seja hora de trocar a bateria. Você pode levar o carro em um mecânico de confiança ou fazer isso por conta própria. Trocar a bateria é fácil para a maioria dos automóveis e pode ser feito com poucas ferramentas.

Verificando se Você Precisa de uma Bateria Nova

  1. 1
    Veja se a bateria realmente precisa ser trocada. Você não quer perder seu tempo e dinheiro instalando uma bateria nova se o problema não for nela.
    • Procure por crostas de sulfato - um resíduo azul ou esbranquiçado - ao redor dos terminais. Não toque neste resíduo diretamente com as mãos. Remover este resíduo pode melhorar a transmissão de eletricidade.
      Imagem intitulada Change a Car Battery Step 1Bullet1
    • Verifique se a bateria está carregando dirigindo por 30 minutos com o mínimo de uso da parte elétrica (o que inclui o som e o ar condicionado).
    • Por fim, verifique o alternador. Alguns carros possuem um medidor de carga da bateria, e com o carro em movimento, o alternador deve manter uma carga entre 13.8 a 14.2 volts. A bateria deve ter entre 12.4 e 12.8 volts com o carro desligado, sem nenhum acessório ligado. Se tiver se certificado de que a causa dos problemas elétricos não é nenhum dos motivos acima, ou se encontrar rachaduras ou líquido vazando pelo topo da bateria, é hora de trocar.
      Imagem intitulada Change a Car Battery Step 1Bullet2
  2. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 2
    2
    Compre a bateria certa. Descubra que tipo de bateria você está usando (ou o tamanho da bateria) e leve esta informação a uma loja de auto peças. Isto é importante, pois as baterias variam em tamanhos e é melhor comprar uma que caiba no encaixe do seu veículo.
    • Em alguns lugares, você terá que pagar uma taxa ao comprar uma bateria nova caso não leve a antiga para ser reciclada.

Antes de Trocar a Bateria

  1. 1
    Prepare o ambiente de trabalho. Pare em um local bem iluminado e a uma distância segura do tráfego, de faíscas ou de fogo. Não fume perto do carro. Lembre-se de que a eletricidade não é o único perigo; baterias contêm soluções eletrolíticas ácidas que são corrosivas e inflamáveis. Use luvas e óculos de proteção.
  2. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 4
    2
    Remova o acendedor de cigarros e ponha um memory keeper no acendedor. Ele é um aparelho que permite que os eletrônicos do veículo mantenham os seus dados, mesmo com a bateria desconectada. Se não tiver um, tenha certeza de ter os códigos do som e de outros aparelhos do automóvel em mãos. Verifique os manuais.
  3. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 5
    3
    Abra o capô. Use a alavanca para mantê-lo aberto.

Trocando a Bateria

  1. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 6
    1
    Localize a bateria. Ela deve estar em um local acessível, em um dos lados do carro. É uma caixa retangular com dois cabos ligados a ela. Algumas marcas Europeias poem a bateria no porta-malas ou dentro da fenda do estepe (a mais difícil de trocar).
  2. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 7
    2
    Identifique os terminais. Localize os terminais positivo e negativo da bateria velha. O terminal positivo tem um sinal de mais e o negativo, um de menos.
  3. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 8
    3
    Desconecte o terminal negativo. Afrouxe o cabo negativo com uma chave (normalmente de 8 ou 10mm) e remova-o do terminal. Se os cabos não estiverem marcados, use algo para marcá-los, para não confundi-los ao instalar a bateria nova. É importante desconectar o negativo antes do positivo.
  4. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 9
    4
    Remova o terminal positivo.
  5. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 10
    5
    Remova a bateria. Desparafuse-a do seu encaixe ou remova as garras ou barras, segurando a bateria. Levante a bateria velha com cuidado. Uma bateria pode pesar até 27kg. Se tiver algum problema físico, peça para alguém ajudá-lo.

Inserindo a Nova Bateria

  1. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 11
    1
    Limpe os terminais e o encaixe da bateria. Você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio e uma escova de aço. Se houver algum sinal de corrosão, procure a ajuda de um mecânico. Deixe a área secar antes do próximo passo.
  2. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 12
    2
    Coloque a nova bateria. Coloque-a do mesmo modo que tirou a velha, ligando os terminais positivo e negativo nos lugares corretos. Aperte bem todos os parafusos, garras e barras.
  3. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 13
    3
    Reconecte o positivo. Aperte as garras usando uma chave.
  4. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 14
    4
    Reconecte o negativo. Assim como fez com o positivo.
  5. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 15
    5
    Aplique graxa de bateria. Borrife um pouco de graxa de lítio para prevenir corrosão.
  6. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 16
    6
    Feche o capô. Feche o capô e dê a partida no carro. Verifique se os aparelhos eletrônicos estão funcionando corretamente.

Livrando-se da Bateria Antiga

  1. Imagem intitulada Change a Car Battery Step 17
    1
    Deposite a bateria velha em garagens de serviços, lojas de autopeças ou centros de reciclagem. Pode haver uma taxa para depositar a bateria velha, mas jogá-la no lixo não é uma opção.
  2. Nos lugares onde uma taxa de depósito é cobrada, você pode reaver esta taxa entregando a bateria velha.

Dicas

  • Baterias velhas devem ser recicladas. Elas são muito nocivas ao meio-ambiente.
  • Se necessário, reinicie o seu equipamento com o código de segurança.
  • A maioria das lojas de autopeças faz isto de graça se você comprar a bateria nova delas.
  • Em alguns casos, a bateria fica no porta-malas ou embaixo do banco.
  • Alguns veículos grandes podem ter mais de uma bateria.
  • A maioria das lojas de auto elétricos podem testar a bateria e o alternador e sugerir se você precisa trocá-la. Estas lojas são especialistas no funcionamento da parte elétrica do seu veículo.
  • Nos Hipermercados, há inúmeras baterias e de excelente qualidade. Para além disso, poderá entregar a sua bateria usada nos mesmos.

Avisos

  • Você nunca deve conectar os dois terminais da bateria diretamente (ou seja, provocar um curto-circuito).
  • Não deixe objetos de metal encostar nos terminais da bateria. Pode criar um circuito.
  • Ao limpar os terminais antes de remover a bateria velha, não deixe que o pó azulado encoste na sua pele, pois ele é corrosivo.
  • Nunca jogue uma bateria velha (de carro, celular ou até mesmo pilhas) no lixo.
  • Não borrife a graxa de lítio em outras partes do motor; somente nos terminais positivo e negativo.
  • Não vire uma bateria automotiva de lado ou de ponta-cabeça.
  • Se estiver usando alguma peça de metal, remova-as antes de trabalhar - principalmente anéis. Mesmo uma bateria velha pode descarregar corrente suficiente para derreter um anel de ouro.

Materiais Necessários

  • 1 Bateria nova
  • Graxa de lítio para baterias
  • 2 Chaves inglesas com isolamento
  • Chaves de 8, 10, 12 ou 13mm.
  • Escova de aço
  • Óculos de segurança
  • Luvas de borracha

Nenhum comentário: