Auto Esporte

Motor1.com - Motorsport -

Calculadora de rodas

Wheel-Size.com

06 novembro, 2009

Tipos de combustível

Vantagens e Desvantagens

Para escolheres o tipo de combustível mais adequado às tuas necessidades é necessário perceber o que o mercado tem para oferecer e avaliar as suas vantagens e desvantagens. Podes também aconselhares-te com o fabricante e caso tenhas dúvidas sobre o tipo de combustível do teu carro consulta o manual do proprietário.

Gasolina
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbónica. Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina contém ainda compostos de enxofre, compostos de nitrogénio e compostos metálicos, todos eles em baixas concentrações. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 30 a 220°C. Actualmente são produzidos diversos tipos de gasolina sendo utilizada tecnologia própria para fabricar as diversas fracções de petróleo constituintes da gasolina e misturá-las entre si e com os aditivos, através de formulações convenientemente definidas para atender aos requisitos de qualidade do produto. No mercado nacional existem dois tipos principais de gasolina: A gasolina de 95 octanas e a Gasolina de 98 octanas, a sua diferença reside na eficiência em geração de energia. Na gasolina com mais octanas a explosão é mais tardia, o que significa que esta é aproveitada no seu ponto crítico, previsto para retirar um maior rendimento.

Vantagens do uso de Gasolina

  • Quando a gasolina é o combustível utilizado na combustão do motor, o arranque e desenvolvimento do carro é mais eficiente que um motor a Diesel;
  • A utilização de gasolina com aditivos ajuda a limpar e manter limpos os sistemas de injecção. O que significa que com o sistema de injecção limpo o desgaste das peças diminui protegendo o motor;
  • A gasolina com maior octanagem, queima de forma mais eficiente no motor, resultando em alguns cavalos a mais de potência em alguns veículos. Este combustível é o resultado de um processo mais apurado no refino do petróleo, em que são eliminadas impurezas naturais que podem prejudicar a combustão.

Desvantagens do uso de Gasolina

  • A principal desvantagem do uso deste tipo de combustível é o seu preço. Em Portugal qualquer tipo de gasolina é mais cara que o Diesel e o GPL.
  • Polui o ar com as emissões de Co2
  • Fonte esgotável, depende do petróleo.

Diesel/ Gasóleo
O gasóleo é um combustível derivado do petróleo, é um hidrocarboneto obtido a partir da destilação do petróleo a temperaturas de 250ºC e 350ºC. É um produto inflamável, medianamente tóxico, volátil, límpido, isento de material em suspensão e com odor forte e característico. Recebeu este nome em homenagem ao seu criador, o engenheiro alemão Rudolf Diesel. O gasóleo é o combustível utilizado em motores de combustão interna ( inflamação do combustível se faz pela compressão do ar dentro da câmara de combustão) e ignição por compressão (motores do ciclo diesel) e é utilizado nas mais diversas aplicações, tais como: automóveis, camiões, pequenas embarcações marítimas, máquinas de grande porte e aplicações estacionárias (geradores eléctricos, por exemplo). Os componentes do gasóleo são seleccionados de acordo com as características de ignição e de escoamento adequadas ao funcionamento dos motores diesel. Recentemente, o diesel de petróleo vem sendo substituído pelo biodiesel, que é uma fonte de energia renovável.

Vantagens do Gasóleo

  • Combustível mais económico que a gasolina
  • Garante elevados níveis de performance

Desvantagens do Gasóleo

  • Os carros a Diesel não desenvolvem tão bem, como os a gasolina, no arranque.
  • Com temperaturas muito baixas, o gasóleo pode congelar no depósito.
  • Polui o ar com as emissões de Co2
  • Fonte esgotável, depende do petróleo.

GPL
O Gás de petróleo liquefeito (GPL), também denominado por gás liquefeito de petróleo (GLP), é uma mistura de gases de hidrocarbonetos utilizado como combustível em aplicações de aquecimento (como em fogões) e veículos. O é obtido a partir da destilação do petróleo, sendo o último dos produtos que se obtêm da sua refinação. A referência Auto significa que estamos perante um combustível que pode ser utilizado como carburante, normalmente em substituição da gasolina. De facto, desde os anos 70 que o GPL tem vindo a desenvolver-se como alternativa aos tradicionais combustíveis rodoviários. Existem hoje no mercado quase 5 milhões de veículos com GPL Auto e mais de 20 mil pontos de venda. Por essa razão é actualmente o mais importante dos combustíveis alternativos e, em Portugal é sem dúvida o mais barato. É um combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e mais rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica. Em termos de combustão efectuada pelo motor, devido a uma mistura de ar e combustível perfeitamente homogénea, esta é mais completa e uniforme, para além de que o seu poder calorífico também é mais elevado.

Vantagens do uso de GPL

  • É o combustível (mais limpo/menos sujo), mais económico e rentável, e amigo do ambiente, é uma boa aposta para reduzir a poluição atmosférica;
  • Em termos de combustão efectuada pelo motor, devido a uma mistura de ar e combustível perfeitamente homogénea, esta é mais completa e uniforme, para além de que o seu poder calorífico também é mais elevado;
  • O GPL Auto facilita o funcionamento do motor a frio e proporciona um trabalhar mais suave e silencioso;
  • No GPL Auto, o índice de octano é mais alto(100), o que evita a ocorrência de detonação, melhorando o rendimento e prolongando a vida do motor
  • Uma viatura alimentada a GPL Auto dispõe de um sistema misto de carburação (GPL Auto e outro combustível). Verifica-se que a utilização deste combustível reduz os custos de combustível em cerca de 60%.

Desvantagens do uso de GPL

  • O GPL é um gás obtido através da destilação do petróleo, o que significa que também este tipo de combustível depende do Petróleo.
  • A transformação de um depósito de gasolina num depósito "Bi-fuel" implica custos significativos, sendo um tanque de GPL mais caro que um de outro tipo de combustível.
  • Apesar de libertar gases menos nocivos à Camada do Ozono, um tanque GPL também emite vapores para a atmosfera

Nenhum comentário: